terça-feira, 14 de agosto de 2012

AULA 1 - 01/08/2012


Objetivo geral: Classificar lutas, artes marciais e esportes de combate.

Essas modalidades possuem 2 extremos, ação(domínio) ou percussão, distância(curta, média, longa com implemento). A partir disto, foram aplicadas algumas atividades que serão descritas abaixo:

ATIVIDADE 1- Os alunos ficam um ao lado do outro em formato de círculo, cada um deve falar seu nome e juntamente executar algum golpe qualquer, em seguida todos repetem o nome do colega e o golpe. Sucessivamente, todos falam seus nomes e projetam o golpe. Quando o último alunos se apresentar, deverão repetir, sem pausas, o nome e a ação de cada aluno. O objetivo desta atividade é socialização e interação dos alunos.




ATIVIDADE 2- São destribuídas algumas folhas de papel aos alunos, eles devem se movimentas de forma aleatória pela sala e ao comando da professora ele colocam a folha em determinada parte do corpo e devem caminhar com ela sem deixar que ela saia do lugar proposto. O objetivo desta atividade é conhecer e descobrir diferentes partes do corpo.


ATIVIDADE 3- Da mesma forma que estavam distribuídos devem continuar para a execução desta próxima atividade. Os alunos colocam a folha no chão, em frente ao corpo e ao comando da professora devem se movimentar ao redor da folha, por exemplo: para frente e para trás. No decorrer da atividade, conforme as pessoas vão se interando com o esquema corporal, os comandos da professora vão aumentando de velocidade com o intuito de dificultar a brincadeira e estimular o raciocínio rápido do aluno. O objetivo da atividade é trabalhar a lateralidade de forma lúdica e dar aos alunos uma noção básica de espaço.

ATIVIDADE 4- Ainda com o mesmo papel, o alunos devem criar uma luva com ele e todos vão se movimentar pela sala. Ao comando da professora devem escolher um colega e devem encostar, com a mão que segura a luva, no lugar solicitado, por exemplo: joelho. Nesta atividade usarão a distância média.

ATIVIDADE 5- Utilizando a mesma formação de duplas e com a luva de papel, os alunos devem ficar posicionados de joelhos de frente um para o outro. Devem deixar uma da luvas no espaço que tiver entre ambos e ao comando do professor o objetivo é ser o mais rápido  e pegar a luva pro primeiro. O colega que não conseguiu, deve, sem tirar os joelhos do chão, pegar a luva do outro. O objetivo desta atividade é utilizar luta de domínio com distância curta.


ATIVIDADE 6- Nesta atividade os alunos devem fazer da sua luva de papel, uma espada que será usada como implemento. Devem ficar distribuídos de forma aleatória novamente e ao comando do professor, tentarão encostar o emplemento no lugar proposto, no máximo de pessoas que conseguir, depois ficam divididos em duplas e farão a mesma atividade. O objetivo desta é trabalhar o toque, distância loga com implemento.
ATIVIDADE 7- Separados aleatóriamente, esse é um momento de relaxamento. Primeiramente devem ficar com as pernas afastadas devem segurar a espada/emplemento com as duas mãos o mais alto possivel para alongar membros superiores, depois se inclinarão para o lado direito e depois para o esquerdo. Para alongar os membros inferiores devem levar a espada/emplemento o mais perto possível do chão, sem flexionar os joelhos, depois levam até o pé direito e depois até o pé esquerdo.
Essa é uma aula de iniciação a lutas, é possível observar que as atividades não tem um aspecto técnico, porque o objetivo principal é estimular as ações motoras naturais ou seja estímulo instintivo e construir ou até mesmo relacionar diversas atividades ao conteúdo proposto.

Alunos: Ana Paula Barroso, Daniella, Maria Franciane, Osmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário