quarta-feira, 29 de agosto de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO



ATIVIDADES DE JOGOS DE OPOSIÇÃO 


(DESEQUILIBRAR)
CAVALO DE GUERRA: A brincadeira é feita em duplas. Consiste em montar um sobre os ombros do outro, colocando os pés para as costas do mesmo por sob os braços dele, de maneira a ficar bem firme sobre a sua montaria. A outra dupla faz o mesmo e depois de montados pegam-se pela mão direita e puxam-se mutuamente, até derrubar os cavaleiros. Quem conseguir ficar sem cair das costas do parceiro é o vencedor. Essa brincadeira é mais segura quando feita na piscina.


(CONQUISTA DE TERRITORIO)
 GUERRA: Com giz ou cal, traça-se retângulos ou quadrados nos quatro cantos do salão ou quadra. Um deles ficará vago e constituirá a "prisão". Em cada um dos outros estará um capitão com seus adeptos. As 3 equipes já organizadas virão para o centro, ao sinal dado pelo professor. Cada jogador procurará sempre empurrar os adversários para a "prisão". Basta colocar um dos pés no interior dela para ser considerado "detido". Será vencedor a equipe que, esgotado o prazo, tiver conseguido maior número de jogadores no centro do campo.


(RETER E IMOBILIZAR)
 BARREIRA: Formam-se duas fileiras que se defrontam, os elementos de cada fileira permanecem lado a lado. Uma das fileiras será a "barreira", os jogadores passam os braços no ombro do companheiro do lado e ficam com as pernas um pouco afastadas, encostando pé com pé no do colega ao lado. A outra fileira será de "empurradores ", sendo que os jogadores ficam de mãos dadas.Dado o sinal de início, os "empurradores" tentam quebrar ou passar através da "barreira", sem largar as mãos. Os elementos da "barreira" tentam impedir a passagem. Depois do tempo determinado, trocam se os lados.


(RAPIDEZ E AGILIDADE)
PEGA-PANO: Os alunos deveram ficar um de costas para o outro, no momento em que o professor der o sinal podendo ser a voz ou apito, os alunos viram-se e posicionam-se  um de frente para o outro. Neste instante um devera pegar o pano do outro,que esta nas suas cinturas com parte dele para dentro da calça, mas sem deixar passar os membros inferiores da linha logo aos seus pés e  que também será imaginaria. O aluno que conseguir pegar o pano antes vence. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aula 4 - 22/08/2012 (JOGOS DE OPOSIÇÃO)

Os jogos de oposição são aqueles que mantém próximos os combatentes, mantendo contato direto. São classificados em:

               ATAQUE                       E                             DEFESA       
              -tocar                                                         -esquivar
              -agarrar                                                      -resistir
              -reter                                                          -livrar
              -imobilizar                                                   -bloquear
              -desequilibrar

Veremos abaixo algumas atividades que são classificadas como jogos de oposição

Antes de dar início as stividades específicas, dá-se um alongamento para a turma.

ATIVIDADE 1 - Mãe aranha. Na turma uma pessoa será escolhida para ser a "mãe", ou seja, aquele que vai pegar ou tocar as outras pessoas. O nome "Mãe Aranha" se dá pelo fato de que o alunos deverá se deslocar pela sala em posição de aranha, em quatro apoios como mãos e pés e o objetivo é tocar os colegas e a partir do momento que forem tocadas, se tornarão "Mãe Aranha" também, visando pegar o resto dos colegas.


                         
ATIVIDADE 2 - Esta atividade tem o mesmo formato que a interior, no entanto, o objetivo desta vez não é só tocar o colega, mas sim desequilibrá-lo e derrubá-lo no chão. Lembrando que não é permitido ficar de pé para derrubar o colega.


OBS: Estas duas atividades são caracterizadas por serem Macro-Jogo, pois envolvem muitas pessoas ao mesmo tempo.

ATIVIDADE 3 - Agora sentados de costas para o colega, ficarão com as costas encostada e as pernas estendidas com as mão na cabeça. Ao comando do professor o objetivo do aluno será encostar no chão as costas do seu adversário, sem usar apoios como ficar de joelhos ou em pé.






ATIVIDADE 4 - Peão. Ainda em duplas, um dos dois deverá ficar posicionado em 6 apoios no chão, mãos pés e joelhos, o outro da dupla ficará em cima de quem está no chão se segurando pois ao comando do professor o obejtivo do aluno que está no chão, será derrubar de costas no chão quem está em cima dele. nesta atividade ficará bem explicito o uso das ações tanto de ataque como a de defesa.

 
ATIVIDADE 5 - Ainda em duplas, deverão ficar enganchados e se movimentando, correndo, de forma aleatória pela sala. Ao comando do professor deverão escolher outra dupla e ficarão posicionados frente a frente, o objetivo é tocar mais vezes no local que for proposto pelo professor, por exemplo, ombro. Esta atividade também poderá ser feita com um da dupla de costas, para dificultar um pouco mais.







terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aula 3 - 15/08/2012


Objetivo geral: vivenciar jogos de oposição,de conquista de território e desequilíbrio.
Atividade 1 - Nunca 3 (jogos cooperativos)
Características: ninguém perde ninguém ganha.
Descrição: Formar duplas e pedir para sentarem no chão, escolher um aluno para começar. Esse aluno terá que sentar ao lado de uma dupla, quando ele sentar o companheiro que estará do lado da pessoa que ele sentou terá que levantar e escolher outra dupla para desfazer.


Atividade 2 – Sumozinho
Objetivo: Marcar um quadrado no chão e cada dupla entrara em um quadrado, o primeiro que conseguir tirar o outro do quadrado empurrando pelo ombro ganha.








Atividade 3 – sumo – saci
Objetivo: Marcar um quadrado no chão e cada dupla entrara em um quadrado, terá que se equilibrar em uma perna só e tentar derrubar o companheiro empurrando pelos ombros.



Atividade 4 – Deslocar
Objetivo: Formar uma fileira e escolher um aluno para fazer o comando de voz. Todos os alunos da fileira em uma parede e o aluno que for dar o comando de voz em outra parede onde será a linha de chegada. O aluno que for dar o comando terá que ficar de costas para os alunos da fileira e quando der o comando os alunos da fileira iram se arrastar até a linha de chegada mas serão interrompidos quando o aluno do comando de voz virar de frente para eles, o aluno que conseguir chegar antes na linha de chegada ganha.

Jogos de Desequilibrar
Atividade 1 – Briga de galo pulando
Objetivo: Em duplas os alunos terão que ficar pulando agachados e tentar derrubar um ao outro.


Atividade 2 – Segurando a perna
Objetivo: Em duplas os alunos terão que segurar uma perna um do outro na altura do quadril e tentar desequilibrar o companheiro.


Atividade 3 – puxar o braço
Objetivo: Em duplas os alunos terão que ficar com os joelhos e as mãos no chão e tentar puxar as mãos do companheiro para desequilibra-lo.


Atividade 4 – Pé com pé
Objetivo: Em duplas os alunos terão que deitar decúbito dorsal elevar as pernas como se fosse pedalar juntar os pés com o companheiro e empurrar os pés um do outro.


Trabalho de força
Objetivo: deitar decúbito dorsal elevar as penas e o tronco e tentar ficar por 30 segundos.







terça-feira, 14 de agosto de 2012

AULA 2 - 08/08/2012

Objetivo geral: Inserir ações motoras nos jogos de oposição.

Nessa aula veremos as ações motoras de ataque(agarrar, reter, imobilizar, desequilibrar e tocar) e de defesa(esquivar, resistir e bloquear).

ATIVIDADE 1- Um aluno será escolhido e como na brincadeira de mae cola o objetivo é pegar os alunos e quando pegos, devem ficar em formato de repolho. É importante que a criatividade dos alunos seja usada nessa hora para decidirem qual posição corporal corresponderá ao formato de repolho e quais as formas de "descolar" o colega, para que ele volte a brincadeira. Exemplo, pular por cima da pessoa usando as mão como apoio, depois dem apoio. Ainda usando o formato da brincadeira mãe cola, será feito o cola soco. A pessoa quando for pegar, deverá ficar parada na posição de execução de um soco e para que ela volte a brincar a pessoa deve simular uma esquiva do soco. Objetivo: trabalhar rapidez e atenção.



ATIVIDADE 2- Agora a turma será dividida em 2 grandes grupos. Cada grupo ocupará metade da sala e terá uma bola. O ojetivo de cada grupo é pegar a bola do grupo adversário e levar para o seu território, para isso, deverão se deslocar, mas apenas de joelhos enquanto isso os seus adversários vão tentar impedir e ao mesmo tempo, tentarão roubar a bola do adversário. Lembrando que para impedir é permitido agarrar o outro aluno, mas apenas agarrar, sem usar socos e golpes. Ainda na formação de grupos, formarão 2 grandes fileiras, dispostas uma de frente para a outra. Cada pessoa receberá um número diferente. Uma bola será posta no meio da sala e ao comando do professor que chamará o aluno pelo número, as pessoas correspondentes ao número, de cada grupo, deverão se deslocar até a bola de joelhos com o objetivo de levá-la até o território correspondente ao seu grupo. Tanto na posição de ataque, quanto na de defesa, não é permitido ficar de pé. Objetivo: Trabalhar com a conquista de objetos, usando tecnicas de ataque e de defesa.


Depois que todos os alunos forão chamados pelos números correspondentes, finaliza-se a aula com um alongamento abrangente a membros superiores e inferiores.

AULA 1 - 01/08/2012


Objetivo geral: Classificar lutas, artes marciais e esportes de combate.

Essas modalidades possuem 2 extremos, ação(domínio) ou percussão, distância(curta, média, longa com implemento). A partir disto, foram aplicadas algumas atividades que serão descritas abaixo:

ATIVIDADE 1- Os alunos ficam um ao lado do outro em formato de círculo, cada um deve falar seu nome e juntamente executar algum golpe qualquer, em seguida todos repetem o nome do colega e o golpe. Sucessivamente, todos falam seus nomes e projetam o golpe. Quando o último alunos se apresentar, deverão repetir, sem pausas, o nome e a ação de cada aluno. O objetivo desta atividade é socialização e interação dos alunos.




ATIVIDADE 2- São destribuídas algumas folhas de papel aos alunos, eles devem se movimentas de forma aleatória pela sala e ao comando da professora ele colocam a folha em determinada parte do corpo e devem caminhar com ela sem deixar que ela saia do lugar proposto. O objetivo desta atividade é conhecer e descobrir diferentes partes do corpo.


ATIVIDADE 3- Da mesma forma que estavam distribuídos devem continuar para a execução desta próxima atividade. Os alunos colocam a folha no chão, em frente ao corpo e ao comando da professora devem se movimentar ao redor da folha, por exemplo: para frente e para trás. No decorrer da atividade, conforme as pessoas vão se interando com o esquema corporal, os comandos da professora vão aumentando de velocidade com o intuito de dificultar a brincadeira e estimular o raciocínio rápido do aluno. O objetivo da atividade é trabalhar a lateralidade de forma lúdica e dar aos alunos uma noção básica de espaço.

ATIVIDADE 4- Ainda com o mesmo papel, o alunos devem criar uma luva com ele e todos vão se movimentar pela sala. Ao comando da professora devem escolher um colega e devem encostar, com a mão que segura a luva, no lugar solicitado, por exemplo: joelho. Nesta atividade usarão a distância média.

ATIVIDADE 5- Utilizando a mesma formação de duplas e com a luva de papel, os alunos devem ficar posicionados de joelhos de frente um para o outro. Devem deixar uma da luvas no espaço que tiver entre ambos e ao comando do professor o objetivo é ser o mais rápido  e pegar a luva pro primeiro. O colega que não conseguiu, deve, sem tirar os joelhos do chão, pegar a luva do outro. O objetivo desta atividade é utilizar luta de domínio com distância curta.


ATIVIDADE 6- Nesta atividade os alunos devem fazer da sua luva de papel, uma espada que será usada como implemento. Devem ficar distribuídos de forma aleatória novamente e ao comando do professor, tentarão encostar o emplemento no lugar proposto, no máximo de pessoas que conseguir, depois ficam divididos em duplas e farão a mesma atividade. O objetivo desta é trabalhar o toque, distância loga com implemento.
ATIVIDADE 7- Separados aleatóriamente, esse é um momento de relaxamento. Primeiramente devem ficar com as pernas afastadas devem segurar a espada/emplemento com as duas mãos o mais alto possivel para alongar membros superiores, depois se inclinarão para o lado direito e depois para o esquerdo. Para alongar os membros inferiores devem levar a espada/emplemento o mais perto possível do chão, sem flexionar os joelhos, depois levam até o pé direito e depois até o pé esquerdo.
Essa é uma aula de iniciação a lutas, é possível observar que as atividades não tem um aspecto técnico, porque o objetivo principal é estimular as ações motoras naturais ou seja estímulo instintivo e construir ou até mesmo relacionar diversas atividades ao conteúdo proposto.

Alunos: Ana Paula Barroso, Daniella, Maria Franciane, Osmar.