quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Capoeira

Verdadeira capoeira - AULA 1

Bimba e Pastinha são consideradas os maiores nomes da história da capoeira em todo mundo.
É importante ressaltar que a Regional gerou uma grande polêmica no ambiente da capoeira, uma vez que muitos entenderam as inovações de Mestre Bimba como sendo uma descaracterização das tradições da luta. Iniciou-se, nos anos 30, um debate que dura até hoje sobre o que é a "verdadeira capoeira" e que modificações podem ser introduzidas sem desrespeitar os princípios e tradições da luta.
Com Mestre Bimba a capoeira começa a ganhar espaço institucional na sociedade.
O mestre teve apoio dos estudantes universitários de Salvador que contribuíram para a sistematização de suas idéias e para a formulação de seu método de ensino.
Bimba fundou a primeira academia de capoeira em 1932 ( Centro de Cultura Física e Luta Regional da Bahia ), ensinou capoeira em quartéis e chegou apresentar uma roda de capoeira para o presidente Getúlio Vargas, em 1953.

            
Aquecimento: Ao som do Berinbal  pedir para os alunos irem gingando e cada vez que o berimbal para de ser tocado o professor irá pedir para fazer alguns elementos técnicos da capoeira. Sendo eles:

Ginga:

Rolê:


 Benção:
        
        Cocorinha:
           
        Martelo:
         
        Meia- lua:
        
  
         Esquiva lateral (direita ou esquerda):
         
  
   Aú :
  
   Beija-flor:
         
   
 Queixada(passada): A perna de trás da ginga cruza com a da frente que simultaneamente é levantada fazendo um meio círculo.

Armada(giro): é um golpe de capoeira que pode ser aplicado pulando, duplamente, com as duas pernas ou apenas com uma só.
É uma pernada giratória aplicada com o tronco ereto. O giro dado no golpe funciona como esquiva.
Aplica-se estando em pé, e consiste em firmar-se com um pé no chão e com a outra perna livre, fazendo um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte lateral externa do pé.


Meia lua de compasso: é um golpe de capoeira no qual é usado o calcanhar para se acertar o adversário, girando-se com uma das mãos no chão, colocando-as para parte de dentro da ginga.

AULA DE INICIÇÃO A CAPOEIRA - AULA 2



 Atividade para ginga: Desenhar um triangulo no chão com a base voltada para o professor. Se posiciona com os pés na base em paralelo, depois coloca um pé para trás e joga mão ao contrário para frente. Volta com os pés paralelos na base e depois coloca o outro pé para trás. E assim sucessivamente (pode ser colocado com música/cd).







- Em duplas, um de frente para o outro, depois de combinado os movimentos, enquanto uma faz a defesa da“cocorinha” o outro faz a meia lua de frente.

 
                                       



- Fazer o CHO CO LA TE um pouco maior, tirando os pés do chão.
- fazer o gingado, e quando parar a música, fazer a estrela.




- dois a dois, fazer a luta da capoeira na roda.













Nenhum comentário:

Postar um comentário